Construir um plano de negócios

Começar um projeto empresarial é dar início a uma aventura que merece a melhor estratégia. O plano de negócios é fundamental para preparar a sua empresa para o mercado e para conquistar o seu espaço entre a concorrência.

Publicado em

A sua empresa vai ser o seu projeto de vida, por isso não tenha medo de o construir para o sucesso. Antes de avançar, defina o que quer fazer. É para isso que serve o plano de negócios. “Para o empreendedor, é o mapa da estrada a percorrer. Para o financiador, é a garantia de um trabalho prévio de aquisição e sistematização de conhecimento útil ao lançamento do negócio e da reflexão sobre os aspetos chave da sua gestão”, explica Rita Seabra, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

Um bom plano de negócios deve ser simples: não são precisas muitas páginas e deve ser fácil de ler. O objetivo deve ser baseado em factos concretos e não em intuições. Deve ter um caráter realista na leitura dos dados e na sua relação com as valências do produto, gestão e tipologia de financiamento. Além disso, deve estar completo.

Escolha uma área compatível com as competências da sua equipa e evite “comprar” o plano de negócios em vez de o construir. “Para as consultoras é mais fácil, mas os empreendedores ficam menos preparados para gerir os seus negócios”, alerta Rita Seabra.

Se recorrer a  consultores, peça-lhes apenas que validem a leitura sobre os dados que já recolheu e que o apoiem tecnicamente na montagem da operação de financiamento. “Qualquer financiador deteta a situação com muita facilidade no decurso da conversa, o que descredibiliza o empreendedor”, diz a especialista.

Página 1 de 2Seguinte >>

Deixe o seu comentário

{0}